A história da imigração holandesa ao Brasil é muito rica e regada a muito leite. Todos nós em algum momento da vida já tivemos contato com a tradicional marca Batavo.
A sede da empresa fica em Carambeí, cidade paranaense, ao lado de Ponta Grossa. Por lá, no auge da imigração holandesa ao Brasil, se estabeleceram cerca de 450 holandeses que em 1925 fundaram a Sociedade Cooperativa Hollandeza de Laticínios Batavo.
Todos da região tem uma relação muito forte com a cultura holandesa. Seja pela força da empresa na economia local, ou pelo sentimento de importância em valorizar as suas origens.
Em 2011 um grupo se reuniu em Carambeí com o desafio de trazer um pouco mais da história e da Holanda ao Brasil. Assim, surgiu o Parque Histórico de Carambeí.
O parque reproduz alguns dos cenários históricos mais bonitos da Holanda. Em seus 100m2 é possível reviver a saga dos imigrantes, sua cultura e se inspirar com o espírito empreendedor desses desbravadores.
Esse projeto é um grande case na área do marketing cultural. Todo ele foi viabilizado com recursos incentivados pela Lei Rouanet através do aporte de empresas ligadas ao agronegócio e com raízes holandesas. Trata-se do resgate da cultura dos holandeses que vivem aqui no Brasil.
A MIND, desenvolveu a estratégia para o parque e consolidou um projeto com atrativos para empresas investirem em marketing cultural através de verbas incentivadas. Os principais motivos para a empresa investir um projeto como esse, são: valorização positiva da marca e investimento em um projeto permanente.
O parque se tornou uma vitrine positiva para marcas comerciais. Lá se promove a cultura, educação e o desenvolvimento regional. Trazendo resultados para a comunidade e para as empresas. Carambeí é uma cidade com 20 mil habitantes, e o parque recebe por ano cerca de 80 mil visitantes.
O Parque Histórico de Carambeí representa desenvolvimento turístico e comercial ao gerar serviços e consumo local.
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