Blog

SEIS DICAS PARA ESCOLHER PROJETOS CULTURAIS

Hoje é comum a escolha de projetos culturais de forma aleatória. Ainda que bem intencionados as pessoas e empresas sentem dificuldades no momento da escolha de um projeto cultural para investir.

Nas décadas passadas se constituiu uma cultura de massa. A televisão com grande influência através de sua força estabelecia uma ditadura. Essa ditadura fazia com que as pessoa desejassem sempre os mesmos produtos que apareciam na TV e o que menos importava era a qualidade do que se comprava. O importante era respeitar a ditadura.

Como cultura não combina com ditadura. A escolha do investimento em projetos culturais não se deve sofrer influência “da massa”. Não vamos entrar no mérito sobre o fato de vivermos na cultura de nichos – isso você pode se aprofundar com o best seller A Cauda Longa – porém, em projetos incentivados é importante entender que não há nenhuma necessidade de ir com a massa, afinal, existe uma infinidade de projetos que podem receber a verba de incentivo e se adequar muito bem aos seus objetivos estratégicos e específicos.

Fique atento a cinco dicas para escolher um projeto cultural para investir:

1) Olhe para dentro

O primeiro passo de um bom planejamento é saber onde se deseja chegar. Estar alinhado com os valores e propósito da empresa é o primeiro para a escolha de sucesso de um projeto incentivado para investir.

2) Defina um território de atuação

Aqui a ditadura começa a perder força. É fundamental escolher um território de atuação. Escolha a música, o teatro, a dança, a educação como cultura, enfim, trabalhar com um território demarcado fica muito mais fácil de seguir para os próximos passos. Outro ponto fundamental é você ser consistente em suas ações. Empresas que investem de forma pontual muitas vezes são vistas apenas como oportunistas.

3) Pesquise sem ser tendencioso

Em terra de democracia nenhum príncipe tem privilégios. Há algumas instituições que monopolizam as verbas das empresas. Isso é ruim para a cultura, que segue na ditadura e é ruim para a empresa, pois torna-se apenas mais uma naquele ciclo. Investir tempo em pesquisar outras alternativas é um caminho que se faz necessário na medida em que a empresa espera ser mais assertiva e obter melhores resultados do investimento.

4) Escolha um projeto dentro dos seus objetivos

Há inúmeros proponentes com projetos que podem se adequar aos seus objetivos. Caso não encontre, perca o medo, construa o seu. Trabalhar com projetos personalizados é uma possibilidade que a Lei Rouanet permite e somente algumas empresas utilizam.

5) Escolha uma empresa com capacidade de entrega e que valorize o seu projeto

Embora haja inúmeros proponentes com projetos, como citado no tópico acima, há também muitos aventureiros e aí entra o nosso quinto ponto. Analisar a capacidade de entrega do proponente, seu histórico e profissionais é um caminho imprescindível para o seu investimento obter êxito.

6) Perfis de projetos para incentivar

– Projetos incentivados que gerem o envolvimento com os colaboradores
– Projetos incentivados que valorizem envolvimento com a comunidade onde a empresa atua
– Projetos incentivados que tenham estratégia de comunicação positiva da sua marca
– Projetos incentivados que deixem legados positivos – educação e cidadania.

O tema é extenso e o propósito do texto é sugerir alguns caminhos para facilitar a sua vida. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a equipe da Mind Estratégias ou venha tomar um café conosco.

Open your Mind!

Compartilhe:

Posts Relacionados

Nunca antes na história desse país se ouviu falar tanto em cultura e lei rouanet….

Muito mais do que patrocinar artistas milionários a Lei Rouanet promove a cultura e movimenta…

Falar sobre a Lei Rouanet sempre é um desafio. Há muito pré conceito em relação…